São João de Natal encerra programação na Arena das Dunas com quase 800 mil pessoas

O polo Arena das Dunas encerrou neste domingo (21) a programação do São João de Natal 2026 após três fins de semana de shows e atividades. Segundo a Prefeitura, o evento reuniu público total estimado em quase 800 mil pessoas. A última noite contou com apresentações de Messias Paraguai, Simone Mendes, Leonardo e Giulian Monte.
Além dos shows, o evento também teve ações sociais e de sustentabilidade. A Semtas arrecadou mais de 12 toneladas de alimentos não perecíveis para o Banco de Alimentos de Natal. Já o programa Recicla Natal recolheu mais de 2,83 toneladas de materiais recicláveis, com participação de 120 catadores cadastrados.
Na área da saúde, foram distribuídas, em média, 12 mil camisinhas e 2 mil unidades de gel lubrificante por dia, além de orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. As transmissões pelo canal da Prefeitura no YouTube também tiveram grande alcance, somando 767,1 mil visualizações.
A programação do São João de Natal segue na próxima semana na Zona Norte, no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, com shows nos dias 26, 27 e 28 de junho. O Festival de Quadrilhas Juninas também acontece entre os dias 25 e 28 de junho, no Palácio dos Esportes, com entrada gratuita.
Garis paralisam atividades em seis cidades do RN nesta segunda-feira

Garis paralisaram as atividades em seis cidades do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (22). A mobilização faz parte de um movimento nacional pela aprovação do Projeto de Lei 4146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas, que estabelece um piso salarial nacional para a categoria.
No estado, a paralisação começou às 6h e ocorre em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e Mossoró. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN, 40% do efetivo segue em atividade, conforme prevê a Lei de Greve.
Atualmente, o projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e aguarda apreciação no Senado. A categoria defende que a regulamentação é necessária para reduzir as diferenças salariais entre trabalhadores que exercem a mesma função em diferentes municípios e estados.
O presidente do Sindlimp/RN, Milklenilson Leite, afirmou que, no Rio Grande do Norte, há diferentes pisos salariais e tipos de vale pagos à categoria. Para o sindicato, a aprovação do projeto ajudaria a padronizar direitos e garantir melhores condições para os profissionais da limpeza urbana.
Por causa da paralisação, a coleta de lixo deve ficar comprometida nesta segunda-feira. A orientação do sindicato é que a população evite colocar o lixo para fora ao longo do dia. De acordo com a entidade, as atividades devem voltar ao normal nesta terça-feira (23), e, a princípio, não há previsão de greve.
Matheus Cunha instala telão gratuito em Baía Formosa para jogos da Copa

Matheus Cunha cumpriu uma promessa feita aos moradores de Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. O atacante da Seleção Brasileira instalou um telão público e gratuito na cidade para que a população acompanhe os jogos do Brasil na Copa do Mundo.
O município, que tem pouco mais de 9 mil habitantes, ganhou uma estrutura com telão em alta definição e atrações musicais. No espaço, moradores já acompanharam o empate do Brasil com o Marrocos por 1 a 1 e a vitória por 3 a 0 sobre o Haiti.
A promessa havia sido feita em março, antes de uma partida da Seleção contra a Croácia. Em entrevista coletiva, Cunha confirmou que colocaria o telão na cidade e destacou a importância de proporcionar esse momento à população local.
Baía Formosa também tem forte ligação com o esporte, principalmente por causa do surfe. A cidade ficou ainda mais conhecida nacionalmente pela trajetória de Ítalo Ferreira, campeão olímpico e amigo de Matheus Cunha.
O atacante costuma frequentar o litoral potiguar durante períodos de descanso. Em outras ocasiões, já afirmou que o Nordeste é sua base e que o surfe ajuda a recarregar as energias e também contribui para sua preparação no futebol.
A relação entre Cunha e Ítalo reforça a conexão esportiva da região, que une futebol e surfe em um dos destinos mais conhecidos do litoral potiguar.
Justiça derruba decisão que retirava do ar reportagem sobre Allyson Bezerra

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) decidiu, por unanimidade, reformar a decisão que havia determinado a retirada de uma reportagem publicada pelo Blog Boca da Noite, após ação movida pelo ex-prefeito de Mossoró e pré-candidato ao Governo do Estado, Allyson Bezerra. Com o novo entendimento, o conteúdo poderá voltar a ser publicado no portal e nas redes sociais do veículo.
A reportagem questionada abordava a utilização de recursos públicos da Prefeitura de Mossoró para publicidade institucional e a relação da gestão com veículos de comunicação. Ao analisar o caso, a relatora, desembargadora Berenice Capuxú, entendeu que o tema possui interesse público e está protegido pela liberdade de imprensa e pelo papel fiscalizador do jornalismo.
Em seu voto, a magistrada destacou que a publicação trata de fatos de interesse coletivo e se insere no exercício da atividade jornalística, ressaltando que a linguagem crítica empregada não justifica a retirada prévia do conteúdo. Os demais desembargadores acompanharam o entendimento da relatora, restabelecendo a circulação da reportagem e reafirmando que agentes públicos estão sujeitos ao escrutínio da imprensa e da sociedade, especialmente em temas relacionados à aplicação de recursos públicos. Segundo o Blog Boca da Noite, a defesa dos jornalistas foi conduzida pelo advogado e jornalista Aclecivam Soares da Silva.
Federação União Brasil/PP confirma Leila Maia como pré-candidata à Câmara Federal

A Federação União Brasil/Progressistas confirmou mais um nome para a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. A primeira suplente de vereadora de Natal, Leila Maia, oficializou sua pré-candidatura e passa a integrar a nominata da legenda no Rio Grande do Norte, fortalecendo a chapa para a eleição proporcional.
Com a entrada de Leila Maia, a federação amplia o grupo de pré-candidatos à Câmara Federal, que já conta com os deputados federais Benes Leocádio, Robinson Faria e João Maia, além de Kelps Lima, Matheus Faustino e Dani Ribeiro. A expectativa da legenda é montar uma nominata competitiva para a disputa das vagas no Congresso Nacional.
Personal trainer e ativista social, Leila Maia foi primeira suplente de vereadora nas eleições de 2024, quando obteve quase três mil votos. Sua atuação é voltada para pautas ligadas à defesa das mulheres, valorização da vida, apoio às famílias em situação de vulnerabilidade e às mães atípicas.
Número de jovens fora do trabalho e dos estudos cai 25,9% no Brasil, aponta IBGE

O Brasil registrou queda no número de jovens entre 15 e 29 anos que não trabalhavam, não estudavam e não faziam cursos de qualificação. Segundo dados do IBGE, o total passou de 11 milhões em 2019 para 8,2 milhões em 2025, uma redução de 25,9%. Em relação a 2024, houve recuo de 4,8%, o equivalente a 400 mil jovens a menos nessa condição.
O percentual de jovens nessa situação também caiu, passando de 22,4% em 2019 para 17,5% em 2025. Apesar da melhora, os dados mostram desigualdades importantes. Entre as mulheres jovens, 22,8% estavam fora do trabalho, da escola e da qualificação, quase o dobro do índice registrado entre os homens, de 12,4%. Entre jovens pretos ou pardos, a taxa foi de 19,8%, contra 14% entre os brancos.
O levantamento também mostra que, dos 46,6 milhões de jovens brasileiros, 40,8% apenas trabalhavam, sem estudar ou se qualificar, enquanto 25% apenas estudavam ou faziam algum curso. Apenas 16,6% conciliavam trabalho com estudo ou qualificação.
Na educação profissional, houve avanço. Em 2025, 8,8% dos estudantes do ensino médio estavam em cursos técnicos ou normal, contra 7% em 2019. Já no ensino superior, 9,7 milhões de pessoas cursavam graduação, sendo 15,6% em cursos tecnológicos, percentual maior que o registrado em 2016.
Entre a população com 14 anos ou mais, 24,8 milhões de pessoas haviam feito algum curso de qualificação profissional em 2025, o equivalente a 14,2% desse grupo. A frequência foi maior entre pessoas com ensino superior completo, enquanto instituições particulares foram o principal local de qualificação, seguidas pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem, instituições públicas e empresas.
Prefeitura de Natal abre 355 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

A Prefeitura de Natal abre, nos dias 22 e 23 de junho, as inscrições para o terceiro ciclo de cursos gratuitos de qualificação profissional promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). Ao todo, serão oferecidas 355 vagas em capacitações voltadas para áreas como tecnologia, beleza, comunicação, marketing digital, produção audiovisual e serviços.
Os cursos serão realizados nos Centros Municipais de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) das unidades Ribeira e Zona Norte, no bairro Gramoré. As inscrições deverão ser feitas presencialmente, das 8h30 às 16h30, mediante apresentação de RG, CPF, comprovante de residência e, quando exigido, comprovante de escolaridade.
Na unidade da Ribeira, estão disponíveis cursos de Introdução à Informática, Extensão de Cílios, Técnicas de Esmaltação e Design de Unhas, Oratória e Comunicação Profissional, Introdução ao Marketing Digital e Redes Sociais e Barbeiro – Técnicas de Barba e Acabamento. Já no CMTE Zona Norte serão ofertadas capacitações em Produção, Gravação e Edição de Vídeos para Redes Sociais, Corte de Cabelo Feminino, Estética Facial, Oratória e Comunicação Profissional, Técnicas de Esmaltação e Design de Unhas e Corte de Cabelo Masculino.
As formações possuem carga horária entre 40 e 80 horas e têm início previsto para o dia 1º de julho, conforme o cronograma de cada curso. As aulas serão ministradas por instrutores especializados e são destinadas a adolescentes, jovens e adultos que atendam aos requisitos de idade e escolaridade estabelecidos para cada capacitação.
Copa do Mundo 2026: veja direitos e limites dos trabalhadores durante os jogos

Com os jogos da Copa do Mundo de 2026, muitos trabalhadores têm dúvidas sobre o que é permitido durante o expediente. Empresas não são obrigadas por lei a liberar funcionários para assistir às partidas nem a flexibilizar regras de vestimenta, como o uso da camisa da seleção. A decisão cabe a cada organização, conforme suas normas internas.
Caso a empresa adote uniforme obrigatório ou tenha política de vestimenta comunicada previamente, o trabalhador pode ser proibido de usar camisa do Brasil. O descumprimento pode gerar advertência verbal ou escrita. Apenas o uso isolado da camisa, no entanto, não costuma justificar demissão por justa causa.
Comemorações rápidas após gols geralmente são toleradas, desde que não atrapalhem reuniões, atendimentos ou atividades em andamento. Já excessos, ofensas a colegas, superiores ou clientes podem resultar em punições disciplinares.
Abandonar funções, reduzir deliberadamente a produtividade ou parar o trabalho para assistir aos jogos sem autorização pode ser enquadrado como desídia. Em caso de repetição, após advertências e suspensões, a conduta pode levar à demissão por justa causa.
Algumas empresas podem ajustar horários, criar espaços para transmissão ou flexibilizar pausas durante os jogos. Quando isso não ocorre, o trabalhador deve seguir normalmente a rotina e as regras do expediente.
Expedito Ferreira reforça grupo do PSDB que defenderá decisão conjunta para o Governo do RN

O desembargador aposentado Expedito Ferreira, pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB, passa a integrar o grupo de lideranças da legenda que pretende adotar uma posição unificada sobre o apoio do partido na disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026. A decisão fortalece a estratégia do PSDB de discutir internamente o rumo da sigla antes de definir qual palanque estadual irá apoiar.
Além de Expedito Ferreira, defendem esse posicionamento o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, a deputada estadual Cristiane Dantas, o deputado Taveira Júnior, o prefeito de Parelhas, Dr. Tiago Almeida, a médica Júlia Almeida, o ex-vice-governador Fábio Dantas e o ex-prefeito Flávio de Berói. Nos bastidores, a expectativa é que a definição do PSDB tenha impacto na formação das alianças para 2026, já que parte dos pré-candidatos da legenda já declarou apoio a diferentes projetos. Daiana Valentim está alinhada a Allyson Bezerra, Eriko Jácome apoia Álvaro Dias, enquanto Gustavo Soares e Júnior Colaça caminham com o pré-candidato governista Cadu Xavier.
Concurso da Polícia Penal do RN oferece 236 vagas e salários de até R$ 5,6 mil

O Governo do Rio Grande do Norte publicou, nesta quinta-feira (18), o edital do concurso público da Polícia Penal do Estado. Ao todo, são 236 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva, para cargos de nível superior e especializado. As remunerações variam de R$ 3.500 a R$ 5.681,78, conforme a função.
As inscrições começam no dia 22 de junho e seguem até 27 de julho de 2026, exclusivamente pela internet, por meio do Instituto Avalia, responsável pela organização do certame. A taxa de inscrição será de R$ 130 para todos os cargos.
A maior parte das vagas é destinada ao cargo de policial penal, com 200 oportunidades imediatas. Para concorrer, é necessário ter diploma de nível superior, idade mínima de 18 anos e máxima de 45 anos na data da posse. A remuneração inicial é de R$ 5.681,78 para jornada mensal de 160 horas.
O edital também prevê vagas para especialista em assistência penitenciária, sendo 20 para assistente social, 20 para psicólogo, 14 para terapeuta ocupacional e seis para médico psiquiatra. Os salários são de R$ 3.500 para assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais, e de R$ 4.081,49 para médicos psiquiatras.
As provas objetivas serão aplicadas no dia 13 de setembro de 2026, nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. Os candidatos ao cargo de policial penal farão o exame pela manhã, enquanto os candidatos às vagas de especialista realizarão a prova no turno da tarde.
A seleção para policial penal terá seis etapas: prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica, exame toxicológico, investigação social e curso de formação profissional. Para os cargos de especialista, o processo contará com prova objetiva, avaliação psicológica, exame toxicológico e investigação social.
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. O edital reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas.
Busque por categoria
Destaques
Vídeos
Minuto da Câmara: Conscientização sobre câncer
- 8 de junho de 2026

Parabéns prefeito @paulinhofeire, pelo belíssimo carnaval 👏👏👏👏👏
Álvaro Dias será se Deus quiser o melhor para reconstruir o RN o mesmo que fez por Natal se Deus…
Que notícia maravilhosa 👏🏻👏🏻👏🏻