Operação Emirados prende empresário e bloqueia quase R$ 73 milhões no RN

Um empresário com atuação no setor de postos de combustíveis na Grande Natal foi preso nesta terça-feira (23) durante a Operação Emirados, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte e pela Polícia Civil. A investigação apura crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica.
Segundo o MPRN, o esquema teria causado prejuízo superior a R$ 72,9 milhões aos cofres públicos estaduais. Além do mandado de prisão, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e executadas 75 medidas cautelares diversas da prisão em Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.
As investigações apontaram movimentações consideradas incompatíveis com a renda de pessoas ligadas ao grupo. Um dos casos envolve um carro importado avaliado em cerca de R$ 800 mil, registrado em nome de um funcionário com remuneração declarada de R$ 1.954. O mesmo funcionário também aparecia como comprador de uma casa de alto padrão, adquirida por R$ 2,5 milhões, que seria utilizada pelo principal investigado.
De acordo com o Ministério Público, contas bancárias vinculadas às empresas investigadas também eram usadas para pagar despesas pessoais e manter imóveis de luxo ligados à família do empresário.
A Operação Emirados mobilizou quatro promotores de Justiça, nove servidores do MPRN e mais de 120 policiais civis. A ação foi realizada no âmbito do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal, com foco na responsabilização dos envolvidos e na recuperação de valores desviados dos cofres públicos.
Walter Alves acusa PT de tentar enfraquecer pré-candidatura e diz estar “pronto para a guerra”

O vice-governador do Rio Grande do Norte e presidente estadual do MDB, Walter Alves, afirmou nesta segunda-feira (22) que o PT estaria atuando para enfraquecer sua pré-candidatura a deputado estadual e desmontar a chapa proporcional do MDB para as eleições de 2026. A declaração foi dada em entrevista ao programa Meio Dia RN, da 96 FM. Ao ser questionado sobre bastidores de que ex-aliados tentariam retirar apoios de sua base no interior, Walter respondeu que a informação procede e classificou a movimentação como um “trabalho do não voto” e de “quebrar nominata”.
Segundo Walter, a estratégia teria como objetivo atingir o MDB no momento em que o partido busca consolidar uma nominata competitiva para a Assembleia Legislativa. O vice-governador afirmou que a legenda chega fortalecida à disputa, citando a base de prefeitos do partido no estado, e disse que não pretende deixar a vida pública após a decisão de não assumir o Governo do Estado. “Quiseram me aniquilar da política. Eu não vou. Eu vou recomeçar”, declarou.
Durante a entrevista, Walter voltou a justificar a decisão de não assumir o Executivo estadual em abril de 2026, caso a governadora Fátima Bezerra renunciasse para disputar o Senado. Ele afirmou que seu projeto inicial era disputar o Governo, mas que estudos financeiros feitos por técnicos, pelo MDB nacional e pelo Tesouro Nacional apontaram um cenário fiscal considerado inviável. “É uma bomba fiscal que iam jogar no meu colo”, disse.
O vice-governador também fez críticas à situação financeira do Estado, citando déficit nas contas públicas, dívida relacionada aos consignados dos servidores e dificuldades para cumprir reajustes salariais. Apesar das críticas, evitou responsabilizar diretamente a governadora, mas defendeu que o próximo governo terá de fazer um “choque de gestão”.
Na parte eleitoral, Walter demonstrou confiança na nominata do MDB para deputado estadual e citou nomes como Ivan Júnior e Antônio Jácome. Ele afirmou que a expectativa é eleger dois deputados e disputar uma terceira vaga pelas sobras. Para o Governo do Estado, o presidente estadual do MDB reafirmou apoio ao pré-candidato Allyson Bezerra e elogiou a indicação de Hermano Morais para vice. Sobre o Senado, confirmou apoio à reeleição de Zenaide Maia e deixou em aberto o segundo voto do grupo.
Decreto define expediente do governo do RN em dias de jogos do Brasil na Copa

O Governo do Rio Grande do Norte publicou um decreto no Diário Oficial do Estado definindo o horário de funcionamento dos órgãos da administração pública estadual direta e indireta durante os dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026.
Pelo decreto, o expediente será encerrado mais cedo conforme o horário de início das partidas. Em jogos marcados para as 14h, os servidores trabalharão das 7h às 11h. Para partidas às 16h, o expediente termina às 13h. Se o jogo começar às 17h, o atendimento vai até as 14h; às 18h, até as 15h; e, em jogos às 19h, até as 16h.
A medida vale tanto para o atendimento interno quanto para o público externo nos órgãos estaduais. Os dirigentes de cada pasta deverão garantir a continuidade dos serviços essenciais, que não poderão ser suspensos mesmo com a alteração nos horários.
São João de Natal encerra programação na Arena das Dunas com quase 800 mil pessoas

O polo Arena das Dunas encerrou neste domingo (21) a programação do São João de Natal 2026 após três fins de semana de shows e atividades. Segundo a Prefeitura, o evento reuniu público total estimado em quase 800 mil pessoas. A última noite contou com apresentações de Messias Paraguai, Simone Mendes, Leonardo e Giulian Monte.
Além dos shows, o evento também teve ações sociais e de sustentabilidade. A Semtas arrecadou mais de 12 toneladas de alimentos não perecíveis para o Banco de Alimentos de Natal. Já o programa Recicla Natal recolheu mais de 2,83 toneladas de materiais recicláveis, com participação de 120 catadores cadastrados.
Na área da saúde, foram distribuídas, em média, 12 mil camisinhas e 2 mil unidades de gel lubrificante por dia, além de orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. As transmissões pelo canal da Prefeitura no YouTube também tiveram grande alcance, somando 767,1 mil visualizações.
A programação do São João de Natal segue na próxima semana na Zona Norte, no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, com shows nos dias 26, 27 e 28 de junho. O Festival de Quadrilhas Juninas também acontece entre os dias 25 e 28 de junho, no Palácio dos Esportes, com entrada gratuita.
Garis paralisam atividades em seis cidades do RN nesta segunda-feira

Garis paralisaram as atividades em seis cidades do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (22). A mobilização faz parte de um movimento nacional pela aprovação do Projeto de Lei 4146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas, que estabelece um piso salarial nacional para a categoria.
No estado, a paralisação começou às 6h e ocorre em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e Mossoró. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN, 40% do efetivo segue em atividade, conforme prevê a Lei de Greve.
Atualmente, o projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e aguarda apreciação no Senado. A categoria defende que a regulamentação é necessária para reduzir as diferenças salariais entre trabalhadores que exercem a mesma função em diferentes municípios e estados.
O presidente do Sindlimp/RN, Milklenilson Leite, afirmou que, no Rio Grande do Norte, há diferentes pisos salariais e tipos de vale pagos à categoria. Para o sindicato, a aprovação do projeto ajudaria a padronizar direitos e garantir melhores condições para os profissionais da limpeza urbana.
Por causa da paralisação, a coleta de lixo deve ficar comprometida nesta segunda-feira. A orientação do sindicato é que a população evite colocar o lixo para fora ao longo do dia. De acordo com a entidade, as atividades devem voltar ao normal nesta terça-feira (23), e, a princípio, não há previsão de greve.
Matheus Cunha instala telão gratuito em Baía Formosa para jogos da Copa

Matheus Cunha cumpriu uma promessa feita aos moradores de Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. O atacante da Seleção Brasileira instalou um telão público e gratuito na cidade para que a população acompanhe os jogos do Brasil na Copa do Mundo.
O município, que tem pouco mais de 9 mil habitantes, ganhou uma estrutura com telão em alta definição e atrações musicais. No espaço, moradores já acompanharam o empate do Brasil com o Marrocos por 1 a 1 e a vitória por 3 a 0 sobre o Haiti.
A promessa havia sido feita em março, antes de uma partida da Seleção contra a Croácia. Em entrevista coletiva, Cunha confirmou que colocaria o telão na cidade e destacou a importância de proporcionar esse momento à população local.
Baía Formosa também tem forte ligação com o esporte, principalmente por causa do surfe. A cidade ficou ainda mais conhecida nacionalmente pela trajetória de Ítalo Ferreira, campeão olímpico e amigo de Matheus Cunha.
O atacante costuma frequentar o litoral potiguar durante períodos de descanso. Em outras ocasiões, já afirmou que o Nordeste é sua base e que o surfe ajuda a recarregar as energias e também contribui para sua preparação no futebol.
A relação entre Cunha e Ítalo reforça a conexão esportiva da região, que une futebol e surfe em um dos destinos mais conhecidos do litoral potiguar.
Justiça derruba decisão que retirava do ar reportagem sobre Allyson Bezerra

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) decidiu, por unanimidade, reformar a decisão que havia determinado a retirada de uma reportagem publicada pelo Blog Boca da Noite, após ação movida pelo ex-prefeito de Mossoró e pré-candidato ao Governo do Estado, Allyson Bezerra. Com o novo entendimento, o conteúdo poderá voltar a ser publicado no portal e nas redes sociais do veículo.
A reportagem questionada abordava a utilização de recursos públicos da Prefeitura de Mossoró para publicidade institucional e a relação da gestão com veículos de comunicação. Ao analisar o caso, a relatora, desembargadora Berenice Capuxú, entendeu que o tema possui interesse público e está protegido pela liberdade de imprensa e pelo papel fiscalizador do jornalismo.
Em seu voto, a magistrada destacou que a publicação trata de fatos de interesse coletivo e se insere no exercício da atividade jornalística, ressaltando que a linguagem crítica empregada não justifica a retirada prévia do conteúdo. Os demais desembargadores acompanharam o entendimento da relatora, restabelecendo a circulação da reportagem e reafirmando que agentes públicos estão sujeitos ao escrutínio da imprensa e da sociedade, especialmente em temas relacionados à aplicação de recursos públicos. Segundo o Blog Boca da Noite, a defesa dos jornalistas foi conduzida pelo advogado e jornalista Aclecivam Soares da Silva.
Federação União Brasil/PP confirma Leila Maia como pré-candidata à Câmara Federal

A Federação União Brasil/Progressistas confirmou mais um nome para a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. A primeira suplente de vereadora de Natal, Leila Maia, oficializou sua pré-candidatura e passa a integrar a nominata da legenda no Rio Grande do Norte, fortalecendo a chapa para a eleição proporcional.
Com a entrada de Leila Maia, a federação amplia o grupo de pré-candidatos à Câmara Federal, que já conta com os deputados federais Benes Leocádio, Robinson Faria e João Maia, além de Kelps Lima, Matheus Faustino e Dani Ribeiro. A expectativa da legenda é montar uma nominata competitiva para a disputa das vagas no Congresso Nacional.
Personal trainer e ativista social, Leila Maia foi primeira suplente de vereadora nas eleições de 2024, quando obteve quase três mil votos. Sua atuação é voltada para pautas ligadas à defesa das mulheres, valorização da vida, apoio às famílias em situação de vulnerabilidade e às mães atípicas.
Número de jovens fora do trabalho e dos estudos cai 25,9% no Brasil, aponta IBGE

O Brasil registrou queda no número de jovens entre 15 e 29 anos que não trabalhavam, não estudavam e não faziam cursos de qualificação. Segundo dados do IBGE, o total passou de 11 milhões em 2019 para 8,2 milhões em 2025, uma redução de 25,9%. Em relação a 2024, houve recuo de 4,8%, o equivalente a 400 mil jovens a menos nessa condição.
O percentual de jovens nessa situação também caiu, passando de 22,4% em 2019 para 17,5% em 2025. Apesar da melhora, os dados mostram desigualdades importantes. Entre as mulheres jovens, 22,8% estavam fora do trabalho, da escola e da qualificação, quase o dobro do índice registrado entre os homens, de 12,4%. Entre jovens pretos ou pardos, a taxa foi de 19,8%, contra 14% entre os brancos.
O levantamento também mostra que, dos 46,6 milhões de jovens brasileiros, 40,8% apenas trabalhavam, sem estudar ou se qualificar, enquanto 25% apenas estudavam ou faziam algum curso. Apenas 16,6% conciliavam trabalho com estudo ou qualificação.
Na educação profissional, houve avanço. Em 2025, 8,8% dos estudantes do ensino médio estavam em cursos técnicos ou normal, contra 7% em 2019. Já no ensino superior, 9,7 milhões de pessoas cursavam graduação, sendo 15,6% em cursos tecnológicos, percentual maior que o registrado em 2016.
Entre a população com 14 anos ou mais, 24,8 milhões de pessoas haviam feito algum curso de qualificação profissional em 2025, o equivalente a 14,2% desse grupo. A frequência foi maior entre pessoas com ensino superior completo, enquanto instituições particulares foram o principal local de qualificação, seguidas pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem, instituições públicas e empresas.
Prefeitura de Natal abre 355 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

A Prefeitura de Natal abre, nos dias 22 e 23 de junho, as inscrições para o terceiro ciclo de cursos gratuitos de qualificação profissional promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). Ao todo, serão oferecidas 355 vagas em capacitações voltadas para áreas como tecnologia, beleza, comunicação, marketing digital, produção audiovisual e serviços.
Os cursos serão realizados nos Centros Municipais de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE) das unidades Ribeira e Zona Norte, no bairro Gramoré. As inscrições deverão ser feitas presencialmente, das 8h30 às 16h30, mediante apresentação de RG, CPF, comprovante de residência e, quando exigido, comprovante de escolaridade.
Na unidade da Ribeira, estão disponíveis cursos de Introdução à Informática, Extensão de Cílios, Técnicas de Esmaltação e Design de Unhas, Oratória e Comunicação Profissional, Introdução ao Marketing Digital e Redes Sociais e Barbeiro – Técnicas de Barba e Acabamento. Já no CMTE Zona Norte serão ofertadas capacitações em Produção, Gravação e Edição de Vídeos para Redes Sociais, Corte de Cabelo Feminino, Estética Facial, Oratória e Comunicação Profissional, Técnicas de Esmaltação e Design de Unhas e Corte de Cabelo Masculino.
As formações possuem carga horária entre 40 e 80 horas e têm início previsto para o dia 1º de julho, conforme o cronograma de cada curso. As aulas serão ministradas por instrutores especializados e são destinadas a adolescentes, jovens e adultos que atendam aos requisitos de idade e escolaridade estabelecidos para cada capacitação.
Busque por categoria
Destaques
Vídeos
Minuto da Câmara: Conscientização sobre câncer
- 8 de junho de 2026

Parabéns prefeito @paulinhofeire, pelo belíssimo carnaval 👏👏👏👏👏
Álvaro Dias será se Deus quiser o melhor para reconstruir o RN o mesmo que fez por Natal se Deus…
Que notícia maravilhosa 👏🏻👏🏻👏🏻