O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23) que Israel e Irã chegaram a um acordo para um cessar-fogo. Segundo ele, o conflito será completamente encerrado a partir desta terça-feira (24).
Até a publicação desta reportagem, o governo de Israel não havia confirmado o acordo oficialmente. Já o chanceler iraniano, Abbas Araqchi, afirmou que não há acordo ou suspensão das operações militares.
De acordo com Trump, nas próximas horas, os dois países concluirão as operações militares que ainda estão em andamento. Depois disso, os ataques serão suspensos, e a guerra chegará oficialmente ao fim no prazo de 24 horas.
“Partindo do princípio de que tudo funcionará como deve, o que acontecerá, gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, por terem a Resistência, Coragem e Inteligência para encerrar o que deve ser chamado de A GUERRA DE 12 DIAS”, publicou.
A agência Reuters informou que Trump e o vice-presidente J.D. Vance discutiram uma proposta de cessar-fogo entre Israel e Irã com o emir do Catar. A conversa ocorreu após o ataque iraniano a uma base americana no país, nesta segunda-feira.
Segundo a Reuters, uma fonte com conhecimento das negociações afirmou que Trump disse ao emir que Israel havia concordado com o cessar-fogo. Durante o diálogo, o presidente americano também pediu ajuda do Catar para convencer o Irã a aceitar o acordo.
A agência noticiou ainda que o Irã concordou com a proposta durante uma ligação telefônica com a participação do primeiro-ministro do Catar. Horas depois, no entanto, o chanceler do país negou que um cessar-fogo havia sido fechado.
Segundo Araqchi, o Irã só irá se comprometer com um cessar-fogo caso Israel interrompa seus ataques até as 4h, pelo horário de Teerã — 21h30 desta segunda-feira em Brasília.
“Como o Irã deixou claro repetidamente: Israel iniciou a guerra contra o Irã, e não o contrário”, escreveu. “A decisão final sobre a cessação de nossas operações militares será tomada mais tarde.”
O jornal The New York Times informou que um porta-voz das Forças de Defesa de Israel se recusou a comentar o anúncio feito por Trump. Já uma emissora israelense disse que o governo de Benjamin Netanyahu aceitou o acordo, desde que o Irã não faça novos ataques.
Fonte: g1