Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quinta-feira (18) que o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) será o relator do projeto que concede anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O parlamentar ficará responsável por apresentar uma nova versão da proposta, cuja urgência foi aprovada na noite de quarta-feira (17).

Segundo aliados, o parecer deve ser concluído em até duas semanas, permitindo que a votação ocorra diretamente no plenário. A expectativa é que o texto traga uma redução nas penas impostas aos condenados, mas sem prever perdão total pelos crimes. Paulinho afirmou que pretende apresentar “um projeto meio-termo” que contribua para a pacificação do país.

A escolha de Paulinho da Força foi considerada estratégica por seu trânsito entre diferentes setores da política e do Judiciário. O deputado tem interlocução próxima com o ministro Alexandre de Moraes, relator das ações no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os atos de 8 de janeiro, e já teve condenações revertidas na Corte.

No campo político, Paulinho vem se afastando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde a transição de governo, quando o Solidariedade não foi contemplado com cargos relevantes. Em junho, ele declarou que não apoiará Lula em 2026 e tem se aproximado de nomes da centro-direita, como o governador Ronaldo Caiado (União) e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x