Foto: ALRN

Um paciente recebeu por engano um rim que seria destinado a outra pessoa em Natal. O caso ocorreu no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que admitiu a falha e informou que abriu investigação interna para apurar as circunstâncias. Os dois pacientes estavam na fila de transplante renal e tinham nomes semelhantes.

Segundo o hospital, o erro aconteceu quando o receptor incorreto foi chamado para a cirurgia e recebeu o órgão, que não era compatível com o seu tipo sanguíneo. Após o procedimento, o paciente apresentou reação e precisou ser levado para a UTI. O rim foi retirado e não pôde mais ser aproveitado para o destinatário correto.

Em nota, o HUOL disse que está acompanhando o estado clínico do paciente, oferecendo apoio psicológico aos familiares e que abriu um processo administrativo com prazo de até 60 dias para concluir a apuração. Também informou que notificou os órgãos competentes sobre o ocorrido.

O hospital destacou ainda que, desde 1998, é referência no Rio Grande do Norte e no Brasil em transplantes de rim e de córnea, com 854 procedimentos já realizados por sua equipe especializada em tratamentos de alta complexidade.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x