
Os atendimentos de alta e média complexidade em Natal foram retomados nesse sábado (18), após um acordo entre os médicos prestadores de serviço e a Prefeitura. A paralisação, iniciada na última terça-feira (14), havia suspendido procedimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas em hospitais como o do Coração, a Liga Contra o Câncer, o Incor e o Varela Santiago.
Durante a semana, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Procuradoria Geral do Município (PGM) e do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) se reuniram com o corpo clínico e representantes dos hospitais para discutir uma proposta que fosse de acordo com as partes.
Segundo a SMS, os profissionais aceitaram o acordo, que prevê o pagamento parcelado dos valores pendentes referentes aos meses anteriores a setembro e a formalização dos repasses futuros de forma contratual entre o município e os hospitais prestadores de serviço.
Já os pagamentos a partir de setembro serão ajustados de forma contratual junto aos hospitais prestadores de serviço em Natal.
Durante o período de paralisação, os procedimentos que haviam sido cancelados foram redirecionados para outros hospitais contratualizados. Com o retorno das equipes médicas, os atendimentos nos principais hospitais conveniados à rede municipal voltam à normalidade.
Fonte: 98 FM Natal