
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (9) a Operação CACL, que desarticulou esquema criminoso responsável por fraudes milionárias em empréstimos e linhas de crédito concedidas pela Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte.
De acordo com as investigações, o grupo agia de forma sofisticada, utilizando empresas de fachada e sócios laranjas para obter financiamentos junto à instituição bancária sem realizar os pagamentos. O prejuízo inicial apurado pela Polícia Federal já atinge a marca de R$ 13 milhões, valor que pode aumentar à medida que a investigação avança.
A investigação da PF também revelou que o esquema envolvia múltiplas etapas de falsificação e ocultação de recursos, facilitadas pela ação de um agente interno, onde o primeiro passo era a fraude documental. O grupo reativava CNPJs de empresas inativas e antigas e alterava seus quadros societários, inserindo sócios laranjas. Estas empresas, sem atividade real, eram usadas para simular credibilidade e solicitar grandes volumes de crédito junto à Caixa.
O gerente facilitava as operações de dois núcleos criminosos distintos: um ligado ao setor da construção civil e outro ao ramo de bares, cada qual mantendo sua própria estrutura de lavagem.
Após a liberação dos valores pela Caixa, o grupo executava a blindagem patrimonial. Os recursos eram rapidamente transferidos para contas de outras empresas de fachada ou para pessoas físicas envolvidas no esquema.
A área de inteligência da Caixa identificou que pelo menos 20 empresas foram utilizadas entre 2022 e 2025 para viabilizar as fraudes.
Nesta manhã, oito equipes da Polícia Federal foram mobilizadas para cumprir os mandados judiciais. Foi realizada a prisão preventiva do gerente da Caixa.
A Justiça Federal também determinou o bloqueio imediato de contas bancárias e a restrição de veículos pertencentes aos investigados. A Operação CACL segue em andamento, e a PF não descarta que o prejuízo final seja maior, dada a possibilidade de outras operações fraudulentas aprovadas pelo mesmo gerente.