
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), confirmou que pretende disputar uma vaga no Senado nas eleições deste ano. A declaração foi dada em entrevista ao jornal O Globo, publicada neste domingo (11).
Segundo Fátima, sua candidatura está alinhada às diretrizes nacionais do partido e faz parte da estratégia do PT para a disputa no Congresso. Ela destacou a relevância da eleição para o Senado no atual cenário político.
Além da governadora potiguar, ao menos 11 chefes de Executivo estadual que não poderão concorrer à reeleição em seus estados avaliam entrar na corrida por uma das 54 cadeiras que estarão em jogo em 2026. Para isso, os governadores interessados precisam deixar o cargo até 4 de abril, seis meses antes do pleito.
No Rio Grande do Norte, a eleição para o Senado terá duas vagas abertas. Os atuais senadores Styvenson Valentim (PSDB) e Zenaide Maia (PSD) encerram seus mandatos e devem tentar a reeleição.
A disputa pelo Senado é tratada como estratégica pelo PT, que busca ampliar sua presença na Casa. A legenda avalia que o controle da composição do Senado será decisivo para enfrentar a atuação de grupos bolsonaristas, que veem na Casa um espaço-chave para avançar em pautas sensíveis, como pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal.