
O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), comunicou à governadora Fátima Bezerra (PT), durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (19), a decisão de renunciar ao cargo. A informação foi confirmada à reportagem da 98 FM Natal pela jornalista Anna Ruth Dantas.
Conforme já vinha sendo antecipado, Walter Alves, que era apontado como nome natural para assumir o Governo do Estado em abril, optou por deixar a vice-governadoria para disputar uma vaga de deputado estadual nas eleições de outubro. Pela legislação eleitoral, a decisão inviabiliza sua eventual ascensão ao comando do Executivo estadual.
A definição ocorre em meio a um processo de afastamento entre o MDB e a base governista no âmbito estadual. Embora a renúncia já tenha sido comunicada à governadora, o vice-governador ainda deve oficializar publicamente sua decisão e detalhar os próximos passos na política potiguar. De acordo com interlocutores, o anúncio formal deve ocorrer até o fim do mês.
Já a governadora Fátima Bezerra seguirá a orientação da direção nacional do Partido dos Trabalhadores e deve deixar o cargo para concorrer a uma vaga no Senado Federal nas próximas eleições. Com as duas saídas previstas, o Rio Grande do Norte caminha para um novo cenário político, que inclui a possibilidade de eleição indireta para a escolha do governador que concluirá o mandato.