
A edição 2026 do Carnatal já deve contar com um reforço importante no público estrangeiro. A Emprotur aproveitou a festa deste ano para apresentar o evento e o próprio Rio Grande do Norte a operadores turísticos do Mercosul, principal mercado internacional do estado. Três representantes da Argentina participaram de um roteiro completo, incluindo passeios por destinos como Pipa e São Miguel do Gostoso, além de vivenciarem uma noite de folia no evento.
Segundo o presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, o Carnatal passa a ocupar uma nova posição dentro do setor turístico. Mais que uma festa de grande porte, ele se consolida como um produto estratégico capaz de atrair visitantes e movimentar toda a cadeia econômica, de hotéis e restaurantes a passeios e rotas regionais.
“O Carnatal, pela sua trajetória e relevância nacional, já desperta o interesse de foliões de todo o Brasil. O papel da Emprotur é conectar essa força a operadoras e companhias aéreas, ampliando o diálogo com a indústria do turismo nacional e internacional”, afirma Raoni.
Com a inclusão do evento nas “prateleiras” das operadoras, algo que não acontecia antes, o Carnatal passa a ser comercializado junto a pacotes turísticos completos. A proposta é que o visitante que compra o ingresso também prolongue a estadia no estado, ampliando sua experiência e o impacto econômico nos municípios.
Raoni destaca que o turista impactado pelas imagens do Carnatal nas redes, e na televisão pode agora encontrar o evento integrado a pacotes oficiais, favorecendo a tomada de decisão:
“O viajante vem ao Carnatal, participa da festa, mas também se hospeda, visita outros destinos, conhece a gastronomia. Isso é turismo de verdade, com potencial para gerar retorno e fidelização.”
A estratégia deste ano incluiu a presença dos três operadores argentinos, que vivenciaram experiências como passeio de buggy, visitas a Pipa, Maracajaú e São Miguel do Gostoso, além de circularem pela Cidade do Sol durante os dias do evento. De acordo com Raoni, o grupo saiu “encantado”, o que pode abrir caminho para a promoção do Carnatal no mercado argentino a partir de 2026.
A expectativa da Emprotur é que, além de impulsionar o fluxo durante a festa, essa imersão contribua para que esses turistas retornem ao estado em outras épocas e recomendem o destino para novos viajantes.
“É uma frente estratégica do governo para, aos poucos, conectar o Carnatal ao mercado internacional e transformar o evento em um produto turístico global”, conclui o presidente.