A fundação do PCdoB data do primeiro congresso do partido em março de 1922, quando admiradores da Revolução Russa de 1917 se reuniram em Niterói/RJ, para fundar o então denominado Partido Comunista do Brasil, com a sigla PCB. No RN, a organização iniciou ainda na década de 20, movida pelo movimento sindical que lutava contra o desemprego provocado pela mecanização da indústria do sal em Mossoró e Macau. Em Natal, a legenda só se organizou 1984.
“Temos orgulho de ter uma trajetória identificada com as lutas do nosso povo”, afirmou o presidente estadual da legenda, José Divanilton Pereira da Silva. “A Câmara Municipal de Natal, através da vereadora Júlia Arruda, faz justiça a esse homem e a toda a sua trajetória de luta por democratizar a cidade, por pensar a cidade sobretudo para além de Natal, pensar a região metropolitana. Portanto, é um Título mais do que merecido”, acrescentou sobre a honraria concedida ao ex-vereador George Câmara.
“O PCdoB para mim é um partido que me ensinou cidadania, solidariedade e humanismo. Me ensinou o que é camaradagem e a lutar pelos direitos dos mais frágeis, das mulheres, da juventude, dos trabalhadores e dos homossexuais. O PCdoB é uma escola de formação política e, neste momento dos 102 anos do partido, nada melhor do que homenagear uma figura que tem a cara do PCdoB. George Câmara é a cara do estudo, do trabalho, da dignidade, do respeito e da militância. Hoje, a gente prestigia George e prestigia a militância do partido, além de prestigiar todos aqueles que acreditam num Brasil, num Rio Grande do Norte e numa Natal mais solidária, mais humanista e mais próspera”, comentou Jan Varela, presidente do diretório municipal da legenda.
Presidentes e representantes de vários partidos e diretórios municipais do PCdoB participaram da sessão solene. Também prestigiaram a solenidade a deputada federal Natália Bonavides e o procurador geral do Estado, Antenor Roberto.
Subscribe
Login
0 Comentários