Caiçara do Norte é apontada como melhor local para instalar terminal
A governadora Fátima Bezerra se reuniu nesta segunda-feira 6 com Geraldo
Alckmin, vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Na pauta, a parceria público-privada (PPP) para o Porto Indústria Verde a ser instalado no Rio Grande do Norte. No encontro, que aconteceu em Brasília, os detalhes do projeto do porto foram apresentados ao ministro.
“Já havíamos conversado sobre isso. O projeto está andando, e queríamos muito apresentá-lo, pelo papel que Geraldo Alckmin está desempenhando na
condição de ministro, coordenando todo o debate do plano nacional de industrialização”, explicou a governadora, acompanhada do secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca.
O Porto-Indústria Verde, que recebe a qualificação de “verde”
por lidar com produção de energia limpa, é uma estrutura voltada para energia eólica offshore (no mar) e para a produção de outros produtos ligados às energias renováveis, como o hidrogênio verde (H2V) – podendo dar suporte também aos setores da mineração, do petróleo e gás, da fruticultura, do sal e da pesca.
O porto, que já possui um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, realizado em parceria com a UFRN, está orçado em R$ 5,6 bilhões. Os estudos apontaram o município de Caiçara do Norte, no Litoral Norte, como a região que melhor responde aos critérios de área para a instalação desse equipamento no
Rio Grande do Norte.
O ministro Geraldo Alckmin destacou a importância do projeto do Porto Indústria Verde pois vem ao encontro do Nova Indústria Brasil (NIB), um plano de ações e investimentos sustentáveis para a neoindustrialização do país para os próximos dez anos, lançado pelo Governo Federal.
“É uma indústria inovadora, uma indústria verde, exportadora e competitiva, e é com grande entusiasmo que recebemos esse projeto. O Rio Grande do Norte é o campeão do vento constante e nós precisamos agora potencializar toda a cadeia da indústria”, diz o ministro. Ele acrescenta: “O Porto-Indústria Verde é tudo o que o Brasil precisa. E o mundo vai precisar do Brasil para a descarbonização, para a transição energética”, destacando a necessidade de atrair os investimentos para geração de emprego, renda e desenvolvimento.
No último 11 de abril, o Governo do Rio Grande do Norte e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmaram um acordo de cooperação para que o banco federal atue na contratação e elaboração dos estudos complementares para o projeto do Porto-Indústria Verde. O acordo foi apenas uma parte de um cronograma global de melhoria da infraestrutura estadual, que prevê a implementação de parcerias público-privadas para o Rio Grande do Norte.
O interesse do governo do RN é, através de PPP – Parceria Público-Privada -, atrair investimentos para construção, operação e manutenção do equipamento, desenvolvimento da planta de hidrogênio verde, além de parcerias com outros portos da Europa.
Subscribe
Login
0 Comentários