
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidos pela CNN Brasil criticaram a possibilidade de o Senado rejeitar a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a Corte. A sabatina está marcada para 10 de dezembro.
Mesmo com a preferência de parte da cúpula política pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), integrantes do STF avaliam que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), estaria “passando do ponto” ao acelerar o processo com risco de rejeição.
Segundo ministros, a movimentação é considerada “descabida”, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)deixou claro que, se Messias for rejeitado, não indicará Pacheco como alternativa.
Há ainda a percepção de que a relação entre Alcolumbre e Messias já vem desgastada desde 2023, quando o presidente do Senado dificultou a tramitação da indicação de um ministro indicado por Bolsonaro, fato esse que até hoje mantém tensão entre ambos.
Entre os ministros que atuam nos bastidores a favor da aprovação de Messias estariam André Mendonça, Gilmar Mendes e Flávio Dino.