
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou, nesta quarta-feira (12), a operação Uncle, que apura um esquema de corrupção envolvendo um ex-prefeito de Doutor Severiano, empresários e um servidor público, sobrinho do ex-gestor. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão pessoal, domiciliar e empresarial em Doutor Severiano, Pau dos Ferros, Fortaleza e Jaguaribe.
Durante a operação, foram apreendidos R$ 121.108,25 em espécie na residência do ex-prefeito. Também houve prisão em flagrante no Ceará por porte ilegal de arma de fogo. A ofensiva foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio das polícias Militar e Civil do Ceará.
De acordo com o MPRN, o servidor público investigado, sobrinho do ex-prefeito, movimentou cerca de R$ 11 milhões em cinco anos, valor considerado incompatível com seus rendimentos. Ele é apontado como possível “laranja”, usado para dissimular a origem de recursos desviados de contratos municipais, repassando valores a familiares do ex-gestor, inclusive para uma empresa de laticínios ligada ao ex-prefeito.
As investigações indicam que o esquema criminoso estaria centrado em contratações irregulares realizadas pela Prefeitura de Doutor Severiano durante a administração do ex-chefe do Executivo. O MPRN busca comprovar a existência de fraude em licitações, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro por meio de empresas beneficiadas.
Participaram da ação três promotores de Justiça, 14 servidores do MPRN, 24 policiais militares potiguares e 22 policiais civis cearenses. Todo o material apreendido, incluindo documentos, computadores e celulares, será analisado pelo Gaeco/MPRN para aprofundamento das investigações.