
Uma mulher de 36 anos deu à luz uma menina no meio da rua, na tarde desta terça-feira (28), em Parnamirim, na Grande Natal. O parto aconteceu na rua Regina Alves de Andrade, por volta das 12h, com o auxílio de vizinhas, que contaram que a mãe, Maria Rosália, não sabia que estava grávida.
Segundo relatos, Maria começou a sentir fortes dores em casa, e o marido pediu ajuda aos vizinhos para levá-la a uma unidade de saúde. Ao sair para entrar no carro, ela caiu na rua e não conseguiu se levantar. “A dor foi tão grande que ela ‘arriou’ nos meus braços”, contou a vizinha Andreza Duarte do Nascimento, que ajudou no parto.
As moradoras relataram que inicialmente pensaram se tratar de outro problema de saúde, até que perceberam o sangramento e entenderam que Maria estava em trabalho de parto. “Quando eu olhei já era criança”, relatou Andreza. “Ela fez força e a bebê saiu. Eu só fiz botar a menina em cima dela.”
Durante o parto, as vizinhas improvisaram uma estrutura para proteger mãe e filha. Usaram travesseiros, lençóis e um guarda-chuva para amenizar o calor. Também conseguiram uma fralda para cobrir a recém-nascida. “Foi um momento emocionante que eu vou levar para o resto da minha vida”, disse Vitória Lopes, outra moradora que ajudou no resgate.
A bebê, que recebeu o nome de Maria Vitória, nasceu saudável. Ela e a mãe foram levadas à Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, onde passam bem. Segundo as vizinhas, Maria Rosália não tinha enxoval e está precisando de doações de roupas e itens básicos para o cuidado da filha.