
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal, Nina Souza (União Brasil), atribuiu os alagamentos registrados na Zona Norte durante as fortes chuvas da última quarta-feira (11) à baixa cobertura de saneamento básico e à sobrecarga das lagoas de captação. A declaração foi dada em entrevista ao programa 12 em Ponto, da 98 FM Natal.
Segundo a secretária, apenas cerca de 3% da Zona Norte teria rede de saneamento, o que faz com que resíduos e dejetos acabem sendo direcionados às lagoas, comprometendo a capacidade de drenagem. Nina afirmou que, com a ocorrência de chuvas acima da média — volume que, de acordo com ela, equivale ao esperado para um ano inteiro em apenas dois dias — as lagoas, já cheias, transbordam. “As lagoas não conseguem secar porque recebem urina e resíduos da falta de saneamento. Quando chove forte, ocorre o transbordamento”, afirmou.
Durante a entrevista, Nina também cobrou ações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e destacou a necessidade de conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto de Jaguaribe, que, segundo ela, é fundamental para reduzir os impactos na região. Na avaliação da secretária, essa seria a principal contribuição do Governo do Estado para auxiliar o município neste momento.
Ainda no tema, a gestora afirmou que a Zona Norte deve se tornar o maior canteiro de obras de Natal em 2026. Nina anunciou que intervenções estruturantes estão previstas para começar a partir de março, com a promessa de resolver de forma definitiva os problemas ligados às lagoas de captação e à infraestrutura local. “Vamos terminar o ano sem nenhuma lagoa com problema”, disse.
Nina explicou que as obras devem ser viabilizadas principalmente por meio de financiamentos, como recursos do Finisa e do PAC-FGTS, além de emendas parlamentares. Nesse ponto, fez críticas diretas a parlamentares da oposição, citando os deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides, ao afirmar que não há destinação de emendas deles para a Zona Norte. “Ninguém faz obra sem recurso. Criticar sem ajudar não resolve”, declarou.
A secretária citou, como apoiadores, parlamentares como Rogério Marinho, Styvenson Valentim, Carla Dickson, Girão e Zenaide Maia, mencionando investimentos em áreas como infraestrutura, saúde e pavimentação. Ao comentar críticas feitas nas redes sociais, Nina defendeu que todos os representantes eleitos devem contribuir com soluções e afirmou que a responsabilidade pelos problemas enfrentados pela cidade é compartilhada.
“A gente não tem emendas para a Zona Norte Natal, eu desafio Natália Bonavides e Mineiro mostrarem as emendas que eles têm para a Zona Norte. Todos somos responsáveis, porque todos nós fomos votados em Natal. A responsabilidade é solidária”, concluiu.