
Um homem de 44 anos identificado como Damião Nepomuceno Santos foi encontrado morto em uma estrada de terra em Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal, após ter deixado por conta própria o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, onde estava internado. O laudo que apontará a causa da morte deve ser concluído em até 30 dias.
Segundo familiares, Damião sofreu uma queda no dia 17 de novembro, enquanto estava em um bar, e apresentou um corte na cabeça. Ele foi inicialmente atendido na UPA Potengi e, no dia seguinte, transferido para o Hospital Walfredo Gurgel, onde permaneceu internado até deixar a unidade. A família relatou que o último contato com o paciente ocorreu na quarta-feira (19).
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que o paciente foi internado no dia 18 e seguiu em acompanhamento médico. Ainda de acordo com a pasta, ele expressou o desejo de deixar o local, mas foi orientado a permanecer até a alta médica prevista para o dia seguinte. A Sesap afirmou que, em casos como esse, não se caracteriza fuga. O hospital declarou que lamenta o ocorrido e permanece à disposição da família.
Os familiares relataram que foram informados da ausência de Damião na unidade somente na quinta-feira (20) e que, na sexta-feira (21), receberam a confirmação do desaparecimento ao retornar ao hospital. O corpo foi localizado no mesmo dia em Ceará-Mirim.
Este foi o segundo registro semelhante no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel em menos de um mês. No fim de outubro, outro paciente, de 46 anos, também deixou a unidade e foi encontrado morto posteriormente. O hospital informou, na ocasião, que revisaria protocolos internos.
Com informações de g1 RN