Uma placa que marca a divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e do Ceará foi reinstalada nesta quinta-feira (8) pelo governo cearense, com acompanhamento da Polícia Militar do estado. A sinalização havia sido retirada no dia 2 de maio pela Prefeitura de Tibau (RN), que questiona o local da instalação.
A disputa envolve uma faixa de 181 metros entre os municípios de Tibau (RN) e Icapuí (CE). Segundo a prefeitura potiguar, a placa foi colocada em local que avança sobre território do Rio Grande do Norte, com base em um novo traçado. Já o governo do Ceará afirma que a instalação seguiu relatório técnico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que apontou um desvio de 181 metros em relação aos dados georreferenciados do IBGE.
Após a reinstalação, a Procuradoria-Geral do Ceará informou que orientou o reposicionamento da placa conforme o traçado oficial do IBGE e comunicou a situação à Procuradoria do Rio Grande do Norte e à prefeitura de Tibau. A proposta inclui a criação de uma comissão conjunta para discutir os limites entre os estados.
A Prefeitura de Tibau afirmou ter sido surpreendida com a ação e reforçou a importância do diálogo entre os governos. A área em questão inclui infraestrutura urbana construída por Tibau, como posto de saúde e ruas pavimentadas.
O governo do Rio Grande do Norte anunciou a formação de um grupo de trabalho para tratar do impasse, que remonta ao início do século XX. De acordo com o município de Tibau, a Justiça já reconheceu anteriormente a posse potiguar da área, embora a divisa oficial nunca tenha sido demarcada.
Com informações de g1 RN
Foto: Reprodução