
Foto: Waldemir Barreto / Senado
O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (25), o projeto de lei que aumenta o número de deputados federais no Brasil. O texto recebeu 41 votos favoráveis e 33 contrários, com apoio dos senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB), e voto contrário da senadora Zenaide Maia (PSD).
A proposta eleva de 513 para 531 o total de cadeiras na Câmara dos Deputados, com efeito a partir das eleições de 2026. O Rio Grande do Norte será contemplado com dois novos deputados federais, passando de oito para dez representantes.
Outros estados que ganharão cadeiras são: Pará (4), Santa Catarina (4), Amazonas (2), Mato Grosso (2), Goiás (1), Ceará (1), Minas Gerais (1) e Paraná (1).
Com a alteração na composição da Câmara, a Assembleia Legislativa do RN também será impactada. O número de deputados estaduais passará de 24 para 30, respeitando a regra do triplo da representação federal.
A mudança foi motivada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a atualização da distribuição de cadeiras conforme os dados populacionais do Censo do IBGE. Para evitar a perda de assentos em estados com redução de população, optou-se pelo aumento geral do número de parlamentares.
Com informações de Agora RN