Dona Militana nasceu em 1925 e desde criança já tinha ligações com a cultura popular | FOTO: EMANUEL AMARAL

O legado de Dona Militana, a maior romanceira do Brasil, será devidamente celebrado em sua terra natal. A prefeitura de São Gonçalo do Amarante promove no dia 19 (quarta), o primeiro Festival Dona Militana, uma homenagem ao centenário de nascimento da artista que deixou sua marca na cultura potiguar e brasileira. A programação será realizada no Teatro Municipal de SGA, a partir das 13h30, com palestra, mesa redonda, lançamento de livro, exposição, e concerto.


A abertura oficial do festival será às 13h30, com a apresentação de “Meu Pequeno Cisne”, de Hailton Mangabeira. Às 15h, a escritora Clotilde Tavares conduzirá uma palestra sobre a romanceira; às 16h, será realizada a mesa redonda “Dona Militana: Memórias, voz e legado – Relatos de quem viveu a história”, com participação de Gutemberg Costa, presidente da Comissão Norte-rio-grandense de Folclore, entre outros convidados.

Às 18h30 ocorrerá o lançamento do livro “Militana Salustino, romanceira centenária: Almanaque histórico”, escrito pela professora Maria Tereza de Oliveira, da Editora RN. O encerramento será com um concerto especial apresentado pela Banda de Música Municipal, sob a regência do maestro Aldo Correia. Além disso, estará aberta no local a exposição “Vida e História de Dona Militana”, destacando sua trajetória e contribuição para a cultura popular.


Dona Militana nasceu em 1925, e desde criança, trabalhando na roça, já recitava de memória canções sobre histórias de reinos medievais, algumas com mais de 700 anos. Na década de 1990, sua carreira a nível nacional se iniciou através do folclorista Deífilo Gurgel. Gravou o CD triplo “Cantares”, onde registrou os 54 romances contidos em sua memória prodigiosa. Faleceu em sua casa em 2010.

Serviço:

Festival Dona Militana. Dia 19 (quarta), a partir das 13h30, no Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante. Acesso gratuito.

Tribuna do Norte

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x