Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Garis paralisaram as atividades em seis cidades do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (22). A mobilização faz parte de um movimento nacional pela aprovação do Projeto de Lei 4146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas, que estabelece um piso salarial nacional para a categoria.

No estado, a paralisação começou às 6h e ocorre em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e Mossoró. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN, 40% do efetivo segue em atividade, conforme prevê a Lei de Greve.

Atualmente, o projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e aguarda apreciação no Senado. A categoria defende que a regulamentação é necessária para reduzir as diferenças salariais entre trabalhadores que exercem a mesma função em diferentes municípios e estados.

O presidente do Sindlimp/RN, Milklenilson Leite, afirmou que, no Rio Grande do Norte, há diferentes pisos salariais e tipos de vale pagos à categoria. Para o sindicato, a aprovação do projeto ajudaria a padronizar direitos e garantir melhores condições para os profissionais da limpeza urbana.

Por causa da paralisação, a coleta de lixo deve ficar comprometida nesta segunda-feira. A orientação do sindicato é que a população evite colocar o lixo para fora ao longo do dia. De acordo com a entidade, as atividades devem voltar ao normal nesta terça-feira (23), e, a princípio, não há previsão de greve.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x